domingo, 15 de abril de 2012


Fascismo

O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. 
O termo fascismo deriva de fascio, nome do grupo político que surgiu na Itália no fim do século XIX e começo do século XX.
Em 23 de março de 1919, foi fundado o movimento fascista pelo Mussolini, na cidade de Milão. Entre os membros fundadores estavam os líderes revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo Michel Bianchi.


Os fascistas, em 1922, organizaram uma marcha sobre Roma, pois pretendiam tomar o poder militarmente e ocupar prédios públicos e estações ferroviárias, exigindo a formação de um novo gabinete. 
Os fascistas, em 1923, passaram a desenvolver um programa de separação da igreja do estado, um exército nacional, um imposto progressivo, desenvolvimento de cooperativas e principalmente a república italiana.

O fascismo na Itália foi estabelecido uma década antes da chegada de Hitler (nazismo) ao poder, tendo em vista o contexto da Itália na Primeira Guerra e devido a um medo de que os esquerdistas tomassem o poder, Mussolini conseguiu chegar ao poder na Itália, como primeiro ministro italiano.

O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias. Surgiu no período entre guerras, e abriram caminhos para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.


Principais características e idéias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.


- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.
- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

Curiosidade: 
- Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes. 




terça-feira, 3 de abril de 2012

Comunismo

  

O Comunismo.
O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
As idéias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels. 
O grande marco histórico do comunismo foi a Revolução Russa de 1917. Podemos citar também, neste contexto, a Revolução Cubana que ocorreu em 1 de janeiro de 1959.
Outros importantes teóricos do comunismo foram: Rosa Luxemburgo, Antônio Gramsci e Vladimir Lênin.
Karl Marx: o "pai" do comunismo
 
Símbolo do Comunismo
Exercícios
1-Defina  o Comunismo:
2-Cite o nome de um dos principais líderes comunistas, comentando sobre seus ideais.

























segunda-feira, 2 de abril de 2012

Neonazismo

Neonazismo


O neonazismo está associado ao resgate do nazismo ou nacional-socialismo, ideologia política propagada por Adolf Hitler, no começo da década de 1920.


O movimento neonazista (ou neo-nazi) tem suas origens assentadas na intolerância e em preceitos racialistas, primando sempre pela "raça pura ariana" ou "superioridade da raça branca". Os seguidores da doutrina neonazista em sua maioria promovem discriminação contra minorias e grupos específicos, como homossexuais e outros não heterossexuais ou não-cisgêneros, negros, ameríndios, judeus e comunistas (bem como outras correntes político-ideológicas correlatas à esquerda política), além de imigrantes caboclos/mestizos, islâmicos, médio-orientais e norte-africanos de uma forma geral, e demais asiáticos. Algumas correntes preferem apenas a segregação da "raça pura ariana" das demais "raças", condenando agressões físicas contra tais grupos (muitas vezes condenando também violência moral e psicológica, mesmo que às vezes assegurada por lei). Outras promovem explicitamente o ataque físico aos grupos citados. Há grande oposição vinda dos neonazistas com relação a grupos punks, fazendo com que cresça uma hostilidade entre os dois grupos. Alguns grupos chegam a defender o uso da força para tomar o controle do Estado ou segregar regiões através de movimentos separatistas,


como o Neuland


Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideoliogia no racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo.
. Grupos neonazistas

Atualmente existem diversos grupos neonazistas, principalmente formados por jovens entre 16 e 25 anos de idade. O material destes grupos provém de sites na internet, tendo forte influência de grupos neonazistas alemães, ainda presentes. Mesmo a Alemanha tendo proibido qualquer atividade relacionada ao nazismo, estes grupos são mantidos por partidos de extrema direita, sediados na Europa e em outros países.

. Influências

O aumento da quantidade de grupos neonazistas levou ao maior estudo dos mesmos, tanto profissionalmente por especialistas quanto de modo amador pela sociedade de um modo geral, ambos buscando explicações plausíveis para tal fenômeno. Das explicações encontradas, uma das mais aceitas e tida como razoavelmente plausível é: Os jovens procuram grupos neonazistas porque não encontram respostas para questões de ordem familiar, pessoal, social e até mesmo cívica. Nos Estados Unidos da América, o crescimento vertiginoso do crime simultaneamente ao das imigrações ilegais e da forte difusão da cultura afro-americana e latina cria um sentimento de angústia e medo por parte da suposta "Raça Branca". Os jovens brancos estadunidenses estão vulneráveis a organizações que culpem essas minorias étnicas (latinos e afro-americanos) por tais problemas, e os movimentos neonazistas sabem disso. Assim, explorando a vulnerabilidade juvenil, os movimentos neonazistas podem reunir facilmente alguns desses jovens, manipulando-os. A própria proibição de propagação do nazismo na maioria dos países estimula os jovens que inicialmente não conhecíam o nazismo a interessar-se nos movimentos, visto que é característica marcante dos jovens a busca do proibido como forma de expressar rebeldia e contestação.

Essa busca por culpados para os problemas rotineiros obviamente não levam o jovem extremista ao caminho do neonazismo. Enquanto os neonazistas culpam minorias étnicas e religiosas, outros grupos culpam, por exemplo, o grupo político que está no poder, podendo ingressar em grupos de radicais políticos.

. Recrutamento

O recrutamento de novos membros ocorre principalmente pela ferramenta mais popular atualmente, a internet. Apesar de inúmeros países terem leis que proíbam a divulgação da ideologia nazista, os sites se hospedam em países que permitem tal divulgação, dificultando a prisão destes envolvidos. Nestes sites encontram-se materiais para divulgação dos movimentos neonazistas, informações de reuniões, artigos e textos de apoio à causa neonazista. Mesmo assim esses sites registram inúmeros acessos diariamente, estando principalmente em inglês, alemão respectivamente.


Fontes:

domingo, 1 de abril de 2012

Lênin

Lênin


Nascido em 1870 em Simbersk, no médio Volga, Vladimir Ilie Ulianov (dito Lênin) foi o terceiro de seis filhos. Em 1887, seu irmão maior Aleksandr, em um grupo de estudantes niilistas, participou de atentado contra o Tzar. Descoberto, foi preso e executado . Esse trágico acontecimento deixou enorme impressão sobre o jovem Lênin, que se convenceu de que o caminho anarquista não era praticável para abater o tzarismo.

Depois de formado, Lênnin passou a estudar os problemas econômicos da Rússia e passou a ler as obras de Marx e Engels. Convencido da justeza de suas idéias, passou a combater os populistas e, depois de breve estada na Suíça (1895) onde contatou com alguns exilados, entre os quais Plekanov, voltou para a Rússia, com a intenção de dar vida ao Partido Social Democrata Rússio. Entretanto, foi preso e deportado para a Sibélia, onde ficou três anos.

Em 1909, Lênnin consegue sair do país, ficando durante cinco anos na Europa Ocidental. Em 1903 o Partido Social Democrata Rússo realizaou um congresso em Bruxela e a corrente de Lênnin conseguiu se impor, ainda que por pequena margem. Desde então, essa corrente passou a ser chamada Bolchevique (Bolche em Russo significa "de mais"), ao passo que o grupo adversário passou a ser chamado de Menchevique (Menche significa "de menos").

A falência da Revolução de 1905 obrigou Lênnin a fugir novamente da Rússia. Mas em 1917 foi protagonista da Revolução de Outubro. Eleito presidente do conselho dos comissários do povo, levou a fundo a sua batalha contra todos os adversários da Revolução, embora em certo momento tenha sido obrigado a reintroduzir os mecânismos da econômia de mercado ( A NEP, Nova Política Econômica). Caindo doente em 1922, morreu em 21 de Janeiro de 1924.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenin
             
                            Vladimir Ilitch Lenin    
Perguntas:
1-O que ocorreu quando Lênin foi eleito o presidente do conselho?
2-Por que Lênin foi preso e deportado para Sibélia?

Aluna:Emily de Almeida Fontes.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Franquismo na Espanha


     



O franquismo foi um regime político aplicado na Espanha entre 1939 e 1976, durante a ditadura do general Francisco Franco (que morreu em 1975).
Na década de 1930, a Espanha passou por uma guerra civil muito intensa. Estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas tenha morrido durante os conflitos da ocasião.
Assim que se encerrou a guerra civil em território espanhol, teve início o maior conflito internacional do século XX, a Segunda Guerra Mundial. Francisco Franco, que recebeu apoio de Itália e da Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, tratou de retribuir a ajuda apoiando esses regimes fascistas que integravam um dos grupos durante a guerra.

Em 1936, membros do exército espanhol como Gonzalo Queipo, Emilia Mola, José Sanjuro e Francisco Franco lideraram uma tentativa de golpe. Para dar sustentação à ação golpista, buscaram o apoio de um grupo de ultra-direita composto por conservadores chamado Falange. No entanto, a tentativa de tomada do poder foi impedida pela ação de milícias de trabalhadores que não aceitavam o surgimento de uma ditadura em território espanhol.
O franquismo foi um regime político aplicado na Espanha entre 1939 e 1976As bases do regime eram definidas pelo catolicismo e o anticomunismo. Mas apesar da afinidade com o capitalismo e o pólo ideológico liderado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, o que marcou a Guerra Fria, a política econômica e a incompetência governamental do ditador Francisco Franco fizeram com que a Espanha parasse de crescer. O regime era mantido por efeito da força radical e eliminadora de adversários que o governo desfrutava.
O Franquismo só chegou ao fim, como regime político, com a morte do ditador Francisco Franco em 1975, o que abriu espaço para a transição para uma democracia parlamentar. Em 2006, as Cortes Espanholas e o Parlamento Europeu condenaram o Franquismo com a justificava de que há provas suficientes para demonstrar que os direitos humanos foram violados durante o período de governo do ditador. Mas, mesmo assim, há ainda muitos seguidores e nostálgicos da ideologia Franquista na Espanha. Suas manifestações só não são mais visíveis porque foram proibidas em 2006 também.

Aluno : Igor Monteiro Matias 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Salazarismo em Portugal



 Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder.Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanças em 1928, tornou-se, nessa pasta, figura preponderante no governo da Ditadura Militar já em 1930 e ascendeu a Presidente do Conselho de Ministros .


Na condição de chefe de governo, Antonio Salazar impôs uma carta constitucional com traços explicitamente inspirados nos ditames do fascismo italiano. O novo documento estabeleceu a censura dos meios de comunicação, a proibição dos movimentos grevistas e a criação de um sistema político unipartidário. A partir de então, se instalava uma das mais duradouras ditaduras criadas na Europa. mas em 1962 Salazar se afastaria do cargo por problemas de saúde .

Entre os anos 1968 e 1974, na manutenção do Estado Novo, o cargo de primeiro-ministro foi ocupado por Marcello Caetano, em seu governo objetivo dar continuidade ao modo salazarista de governar Portugal, para muitos historiadores, esse novo chefe de governo teria iniciado o período do Marcelismo, marcado por parâmetros desenvolvimentistas baseado num pacto social não verdadeiramente liberal.
A Ditadura Nacional (1926 – 1933) e o Salazarismo – Estado Novo (1933 – 1974) foram considerados os governos autoritários mais extensos da Europa  no século XX.
Somente com a morte de Salazar, acontecida em 1970, um movimento revolucionário de caráter liberal tomou conta do cenário português. Em 1974, o movimento de transformação política atingiu seu auge com a deflagração da chamada Revolução dos Cravos. Somente após esse episódio, Portugal conseguiu dar fim a um dos mais trágicos momentos de sua história.

Características do Salazarismo:
Regime conservador e autoritário
Anticomunista, antidemocrático e antiliberal
Corporativismo (o corporativismo retirou dos trabalhadores toda a capacidade de reivindicação)
Repressão
Polícia Política
Censura
Propaganda Política
Partido Único
Educação da Juventude
Culto do Chefe
Protecionismo  na economia
Colonialismo e Imperialismo sobre as colônias ainda existentes.

Questões:

1- Quando começou e quando terminou o Salazarismo em Portugal ?

2- Depois de Salazar se afastar do cargo de primeiro-ministro por problemas de saúde quem ocupou se lugar ?


Fontes:

http://www.brasilescola.com/salazarismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Portugal)
http://www.infoescola.com/portugal/salazarismo/

segunda-feira, 26 de março de 2012

Stálin

Stálin






- Quem foi :




Josef Stálin, nascido na Geórgia, em 1879, filho de uma lavadeira e de um sapateiro, foi criado pela mãe, por ter perdido cedo seu pai e irmãos. Estudou quando jovem em um colegio religioso, para satisfazer sua mãe que desejava que ele fosse seminarista. Revoltado com a disciplina do estabelecimento e influenciado pela leitura de romancistas realistas russos e de Darwin, acabou sendo expulso do seminário, no auge seu último ano de estudos , em 1899.
Em sua juventude, adotou o nome de Koba, mas também era conheçido como David, Nijeradze, Chijikov, Ivanovitch, e antes da Primeira Guerra Mundial, mudou definitivamente o seu nome para Stalin, que significava Homem de Aço. Era portador de defeitos físicos, seu pé esquerdo era defeituoso e o braço esquerdo era mais curto que o direito, por essa razão, foi dispensado do serviço militar, e assim então, não pode compareçer na guerra para lutar.







- A Ascensão de Stálin:

A morte de Vladmir Lênin, gerou uma intensa agitação política no interior do Partido Comunista Russo, porque afinal de contas , quem seria a nova liderança com a capacidade de dar continuidade às conquistas que começaram em 1917? Essa questão gerou, uma forte disputa interna no partido comunista para decidir quem seria então o sucessor do falêcido líder bolchevique, que ficaria com o cargo mais alto . Stálin venceu essa disputa e com isso iniciou uma nova era na URSS. Exercendo o poder de forma ditatorial , e expulsando alguns de seus inimigos politicos do país, dentre eles Trótski, que acreditava que o ideal da revolução deveria ser propagado para outras nações, transformando a experiência russa no inicio de uma " Revolução Permanente". Depois de ser condenado ao exílio, Trótski continuava a criticar as ações stalinistas, acusando Stálin, de ter " prostituido o marxismo". E mesmo fora de seu país, ele , foi perseguido como uma séria ameaça aos planos stalinistas.





- A Nova Economia:



Stálin, acabou com a NEP, em seu governo , foram propostos planos quinquenais para o desenvolvimento da economia. A economia, passou a desenvolver-se de forma mais rápida, tanto que quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial, a URSS já era considerada uma potência mundial. A produção era voltada principalmente para a indústria de base e setores de infra-estrutura, ficando em segundo plano a indústria de bens de consumo. A política econômica de Stálin empreendeu a coletivização das propriedades agrárias com a criação das propriedades estatais e as propriedades coletivas. No campo da política externa, Stálin recebeu apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo. No socialismo soviético, era assim, as vitrines das lojas era pobres, porém o chão das calçadas não abrigavam miseráveis.







- A Governo Ditador Estalinista:


Stálin, durante o tempo que esteve a frente da URSS, perseguiu, matou e torturou diversos inimigos políticos dele mesmo, inclusive alguns comunistas, como Trótski. Qualquer pessoa que se opusesse ao seu governo, sendo um comunista ou não, poderia ser morto , sem causa justa.


Apesar disso tudo, Stálin pareçia ser um homem preocupado com o bem estar da população. O que aconteçia é que Stálin, nunca havia gostado de ser contrariado por ninguém , e levava seus planos de contruir uma sociedade socialista, apesar de todas as consequências.


A maior parte do governo Russo aprovava o governo de Stálin, até mesmo porque grande parte do lado ditatorial de Stálin era escondido da população. Porém, a principal causa do governo estalinista ser tão aprovado, foi que a vida do povo na URSS realmente melhorou bastante. O governo fez um grande investimento para a qualidade de vida da população, como por exemplo :




  • Construção de casas e apartamentos para a população, acabando assim com as ditas, favelas;

  • Escola gratuita para as crianças;

  • Criação de um sistema de saúde, com eficiencia, e de custo gratuito;

  • A igualdade entre mulheres e homens;

  • Desemprego e inflação em absurdamente menor escala;

Dessa forma o governo Estalinista permaneceu firme e sem ameaças grandes , até o dia da morte de Stálin (1953) e durante esse período que ele governou, o país mudou quase que completamente.







* Questões :



  1. Como Stálin chegou ao poder?

  2. Cite as consequências positivas do Governo Estalinista.


* Bibliografia:






domingo, 25 de março de 2012

Nazismo
O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo, é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista Terceiro Reich. No Brasil, como em vários outros países, apologia ao  nazismo é capitulada em lei como crime inafiançável.
O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do Fascismo. Mesmo incorporando elementos tanto da direita política quanto da esquerda político, o nazismo é considerado de extrema. Os nazistas foram um dos vários grupos históricos que utilizaram o termo nacional-socialismo para descrever a si mesmos, e na década de 1920, tornaram-se o maior grupo da Alemanha.Entre os elementos-chave do nazismo, há o anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico epolítico




Na década de 1930, o nazismo não era um movimento monolítico, mas sim uma combinação de várias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo. Alguns grupos, como strasserismo, faziam inicialmente parte do movimento nazista. Quando Hitler chegou a poder, utilizou-se de suas tropas de choque para se livrar de adversários políticos. E em 1932 elegeu 230 deputados de seu partido. Em 1934, morreu o Hidenburg e Hitler passou a ser o novo presidente Alemanha. Hitler, que assumiria em 1933 como primeiro-ministro, impôs uma ditadura violenta. Após a Primeira Grande Guerra, a Alemanha passou por uma crise. Além da derrota, os alemães tiveram que pagar uma dívida de guerra aos ingleses e franceses e a crise de 29 prejudicou ainda mais a situação, levando milhares de alemães ao desemprego e ao desespero. Tudo isso contribuiu para fortalecer ainda mais os movimentos radicais, sobretudo o nazismo. O Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha em 1933.
Esta foto é quando reafirmaram Hitler como líder e ele foi destacado como um homem firme e determinado
O nazista mais importante foi Adolf Hitler, que governou a Alemanha Nazi entre 30 de Janeiro de 1933 até ao seu suicídio a 30 de Abril de1945, levou o Reich alemão à Segunda Guerra Mundial. Com Hitler, o nacionalismo étnico e o racismo juntaram-se numa ideologia militarista.
Depois da guerra, muitos nazis de primeiro plano foram condenados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg.O símbolo nazista é a suástica orientada no sentido dos ponteiros do relógio, sendo desenhada em um plano 5x5.O governo nazista efetivamente acabou em 7 de maio de 1945, no Dia V-E, quando os nazistas incondicionalmente renderam-se às potências Aliadas, que tomaram a administração da Alemanha até que o país formasse o seu próprio governo democrático.



Questões:Quem era Adolf  Hitler?
                    Por quantos anos Adolf Hitler governou a Alemanha Nazi?

BIBLOGRAFIA
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org, http://www.historiadomundo.com.br

sábado, 24 de março de 2012



Leon Trotsky

Nascimento 7 de novembro de 1879
Ianovka, Ucrânia

Morte 21 de agosto de 1940
Coyoacán, México

Cônjuge Aleksandra Sokolovskaya
Natália Sedova

Religião Ateu [1].

Assinatura
Leon Trótski (Ianovka, 7 de novembro de 1879 — Coyoacán, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de Lenin.
Seu nome em ucraniano é Лев Давидович Троцький, que pode ser transliterado como Lev Davidóvitch Trótskii. Todavia, seu verdadeiro sobrenome era Bronstein (Бронштейн). Pelo calendário juliano, utilizado nos países de tradição ortodoxa, nasceu em 26 de outubro de 1879.
Trótski nasceu numa pequena localidade do óblast de Kherson na atual Ucrânia, sendo o quinto filho de Anna (1850 - 1910) e David Leontyevish Bronstein ou Bronshtein (1847 - 1922), um humilde lavrador de origem judaica que havia aproveitado os esquemas de colonização tsaristas na Crimeia para abandonar a área tradicional de residência autorizada aos judeus (o "pálio") e converter-se num próspero, ainda que iletrado, fazendeiro.
No decurso da revolução, Trótski deixa de acreditar na unificação de todas as facções social-democratas, abandona a sua trajectória anterior de socialista independente e junta-se ao partido bolchevique de Lenin. Destacando-se pelo seu talento como organizador e agitador, é eleito presidente do soviete de Petrogrado, participa activamente na luta para derrubar o Governo Provisório de Alexander Kerenski, e lidera o Comité Militar Revolucionário que planeja e concretiza o assalto ao Palácio de Inverno, consumando a Revolução de Outubro.
Trótski foi o fundador do exercito vermelho que ganhou a longa guerra civil contra o exercito branco, garantindo a sobrevivencia do regime soviético.
Após criticar a falta de estrategia revolucionaria de Stálin(um dos lideres bolcheviques) foi exilado e foi para o mexico onde foi assassinado por um agente da policia de stalin.




Perguntas
1Qual é o nome do exercito que Trótsky criou?

2Quem matou Trótsky?