A industrialização da Rússia ocorreu com atraso de mais de um século em relação à Inglaterra, mas foi favorecida pelo fim da servidão, que liberou mão-de-obra, e pelos investimentos estrangeiros.
As péssimas condições de trabalho levaram os operários a se organizarem em torno de partidos com ideais socialistas. Divergências internas dividiram o POSDR (Partido Operário Social Democrata Russo) em bolcheviques e mencheviques.
As péssimas condições de trabalho levaram os operários a se organizarem em torno de partidos com ideais socialistas. Divergências internas dividiram o POSDR (Partido Operário Social Democrata Russo) em bolcheviques e mencheviques.
Os mencheviques eram liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para que se desse início efetivo à ação revolucionária. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria.
Os bolcheviques eram liderados por Lênin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria. Trotsky, que inicialmente não se filiou a nenhuma das facções, aderiu aos bolcheviques mais tarde, em 1917.
Durante reprimidas, as rebeliões populares de 1905 fortaleceram as organizações partidárias e preparam o povo para a revolução.
A Primeira Guerra Mundial enfraqueceu ainda mais o governo Nicolau II. Em dois anos de luta, seu exército sofreu sete milhões de baixas, entre mortos, feridos e desertores. A população civil sofreu com a fome e o desemprego.
Em fevereiro de 1917, o czar renunciou o cargo e foi instalada uma república liderada por Kerensky. Em novembro, os bolcheviques comandados por Lênin e Trotsky tomaram o poder. Logo após, assinam a paz com a Alemanha, efetuam uma radical reforma agrária e nacionalizam bancos, indústrias e meios de transportes.
Os “russos-brancos”, apoiados pelas potências capitalistas (Inglaterra, França e EUA), resistiram e iniciaram uma sangrenta guerra civil que durou três anos (1918-1921), mas foi vencida pelo Exército Vermelho.
Depois de duas guerras, a economia russa estava arrasada. Para recuperá-la, Lênin adotou a NEP, e, umas medidas foram: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país.
Em 1924, Lênin morreu e foi substituído por Stálin, que perseguiu todos os seus adversários (principalmente os adeptos de Trotsky), condenando milhares de pessoas à morte e milhões ao exílio na Sibéria. Anulou a NEP e adotou os planos quinquenais. A URSS tornou-se, assim, uma grande potência.
Stálin, Lênin e Mikhail Kalinin em 1919. |
Palácio Tauride, sede da Duma e posteriormente do Governo Provisório e doSoviete de Petrogrado. |
Imagem da Revolução Russa |
Perguntas:
1- Quem liderava os mencheviques e quem liderava os bolcheviques?
2- O que Stálin fez quando substituiu Lênin?
Fontes: Yahoo e Wikpedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário